SãO PAULO (11) 9 4923 - 0000 (11) 9 5499 - 8665
Ligamos para Você
Brasill
Telefones para Contato

Últimos Artigos » Projeto de lei do Senado quer regulamentar Airbnb no Brasil

Publicado na Terça, 30 de abril de 2019, 16h05
Projeto de lei do Senado quer regulamentar Airbnb no Brasil

BRASÍLIA - Um Projeto de Lei (PL) pode regulamentar a locação de imóveis residenciais por temporada feita através de aplicativos, como o Airbnb.

A locação realizada através de plataformas digitais de intermediação tem se tornado comum com a popularização de aplicativos que promovem novas formas de relacionamentos entre consumidores e prestadores de serviços.

O Airbnb, que é utilizado no Brasil desde 2012, permite que proprietários aluguem seus imóveis de forma ágil, enquanto disponibiliza um maior número dehospedagens alternativas para os turistas.

Em 2016, o site acrescentou R$ 2,5 bilhões ao Produto Interno Brasileiro, segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Em 2018 o Airbnb contabilizou 3,8 milhões de hóspedes no país.

Para o senador, no entanto, essas tecnologias representam novos desafios para a sociedade, criando situações que não estão previstas na legislação e podem gerar conflitos.

No caso do aluguel feito através de sites e aplicativos há, de um lado, aqueles que buscam obter, por meio de sua propriedade privada, a geração de renda extra, e, de outro, moradores que não querem ver um condomínio residencial ser usado como um espaço de hospedagem turística.

Ângelo Coronel diz ser preciso preencher o “vazio legislativo” na qual se encontram estas plataformas de aluguel de imóveis:

“Não se pode negar o impacto positivo do avanço tecnológico, mas também não é razoável ignorar variáveis que acabam desvirtuando formas de usufruir da propriedade privada, principalmente quando interferem nos direitos de outros proprietários. O atual ‘vazio legislativo’ contribui para o aumento de conflitos nessa área”, argumenta.

Para contornar estas divergências, o PL determina que seja feita votação, com quorum de dois terços dos condôminos, de acordo com o Código Civil, para definir se a prática será permitida e quais serão as regras a ela aplicadas.

O projeto de lei tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde aguarda o recebimento de emendas e a escolha de relator. Se aprovado, o texto será encaminhado para a Câmara dos Deputados.

Fonte: www.infomoney.com.br

Principais Índices do Mercado Imobiliário Brasileiro

« Meses Anteriores Período Atual 06/2020 a 08/2020 Próximos Meses »
Índices Período Valor
IGP-M 6/2020 1,56%
INCC-DI 6/2020 0,34%
INCC-M 6/2020 0,32%
Índices Período Valor
IGP-M 7/2020 2,23%
INCC-DI 7/2020 1,17%
INCC-M 7/2020 0,84%
Índices Período Valor

Imóveis Destaque

Localize no Mapa

Selecione os critérios de busca nos campos abaixo e encontre seu imóvel no mapa
Carregando Mapa
Os imóveis encontrados não tem sua localização definida.

Ou nenhum Imóvel foi encontrado com seus critérios de Busca.
Aumentar Mapa
Centralizar Tela Cheia Anterior Próximo